Soluções Globais de Saúde no Parlamento Mundial

O Parlamento Mundial está se reunindo no México do final de abril ao início de junho. Será a primeira assembleia global do parlamento aberta a todos os membros de qualquer parte do mundo. O objetivo principal desta instituição global é o engajamento político e a construção de consenso por meio da participação de diferentes países. Na verdade, foi o esforço da Assembleia para atingir este objetivo elevado. Por meio dos esforços de seus Estados membros, a assembléia espera criar um consenso político que ajude a promover a conscientização e a cooperação globais.

Existem muitas questões sobre as quais os cidadãos globais terão interesse em debater. Isso inclui ajuda externa, desenvolvimento e assistência, mudança climática, desenvolvimento sustentável, direitos humanos, imigração e diplomacia e comércio. Algumas dessas questões globais são tratadas por Estados-membros individualmente, enquanto outras participam juntos do Parlamento Mundial como um grupo. No entanto, a questão mais importante em que a assembleia se concentra é a promoção dos direitos humanos em todo o mundo.

O tópico em que a assembleia se concentrará é a pandemia global. Desde 2021, o mundo tem experimentado um número sem precedentes de pandemias. Muitas dessas pandemias foram altamente contagiosas e causaram dezenas de milhões de mortes. A maioria dos países desenvolvidos está lutando atualmente contra uma pandemia que matou milhões de pessoas. Embora atualmente não haja cura conhecida para a pandemia atual, o consenso geral é que os governos globais devem fazer o que for necessário para conter e interromper o surto atual antes que se espalhe para outros países.

Um dos tópicos que a assembleia discutirá é o papel das cidades em ajudar o parlamento global em seus esforços para salvar o planeta. A necessidade de as cidades fazerem sua parte para ajudar a tornar o mundo um lugar melhor é cada vez mais importante à medida que a recessão global se agrava. Os membros da Assembleia Mundial da Saúde têm apelado a todas as cidades para que adotem a construção verde e outros métodos ecológicos de desenvolvimento municipal. A Assembleia também pediu mais transparência nos processos de tomada de decisão das cidades em relação ao uso de energia renovável, como a energia solar e outras tecnologias verdes.

O papel das cidades em fazer um mundo melhor para as gerações futuras é nobre. No entanto, não é realista para qualquer país aumentar a quantidade de riqueza que está preparado para contribuir para o ecossistema da Terra. É por isso que os membros da Assembleia Mundial da Saúde pediram a todas as nações que acelerem a implementação da governança urbana sustentável, de modo que os problemas atuais possam ser resolvidos em benefício das gerações futuras. A governança urbana sustentável é um sistema em que o crescimento, a prosperidade e o desenvolvimento de uma cidade são otimizados por meio de práticas imobiliárias sustentáveis. É esse tipo de incorporação imobiliária que pode resolver o problema que atualmente assola a economia global.

A governança urbana sustentável pode ser implementada por meio de várias estratégias, como melhor transporte, melhores serviços públicos e uso mais eficiente das instalações existentes. No entanto, os líderes de cada país precisarão convocar uma sessão do Programa STEP da ONU para iniciar o processo de coordenação das políticas que cada nação tem em vigor em relação à saúde e ao bem-estar de seus cidadãos. Ao envolver autoridades locais de diferentes regiões e comunidades, os governos nacionais podem trabalhar juntos para fortalecer o papel do desenvolvimento sustentável em seu país. Em nível global, essas discussões também podem contribuir para a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Um dos principais componentes do desenvolvimento sustentável é a educação. Os líderes municipais devem trabalhar com seu sistema educacional para garantir que os alunos que vivem na pobreza possam receber a mesma qualidade de educação que aqueles que vivem no luxo têm. No Parlamento global, os profissionais e líderes do desenvolvimento sustentável discutirão a educação e outras questões relativas ao bem-estar econômico das pessoas em todo o mundo. As questões que afetam o bem-estar dos indivíduos incluem pobreza, desigualdade social, falta de acesso à saúde básica e oportunidades de emprego inadequadas. No parlamento global, os governos nacionais devem trabalhar juntos para aumentar a oportunidade de todas as crianças receberem uma educação de qualidade, independentemente de sua origem.

As questões que os membros da Assembleia Mundial da Saúde discutirão nas próximas reuniões em Genebra são cruciais para o futuro da governança global. Se os membros das delegações dos países africanos e da Ásia-Pacífico não levarem o assunto a sério, a governança global se tornará algo que não pode ser sustentável. Se os membros não levarem o assunto a sério, eles podem decidir ignorar as necessidades das pessoas mais vulneráveis a fim de promover uma visão estreita da política global. No final, a Assembleia Mundial da Saúde pode promover uma visão estreita da política global, mas, no mínimo, o parlamento global deve levar mais a sério seu papel de promover o desenvolvimento sustentável.

Deixe uma resposta